APOIO

.INFRAESTRUTURA SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA.

Guia de Salvaguardas ASG para Infraestrutura Sustentável na Amazônia

O Guia de Salvaguardas ASG para Infraestrutura Sustentável na Amazônia visa a incorporação e/ou aprimoramento das salvaguardas ambientais e sociais e práticas de gerenciamento de risco em investimentos em infraestrutura na Amazônia Legal.

Toolkits para

Investidores e Organizações da Sociedade Civil

As cartilhas buscam orientar a ação de públicos-alvo diferentes que podem ajudar a impulsionar a infraestrutura sustentável na Amazônia: os investidores e as Organizações da Sociedade Civil

Baixar o material completo

Infraestruturas sustentáveis preveem a adoção de práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) ao longo do ciclo de vida do projeto, desde o desenho, passando por sua operação, até seu descomissionamento. Essa concepção é de extrema relevância para garantir que questões ambientais e sociais, particulares de cada localidade, sejam consideradas ao longo da estruturação, implementação e operação dos projetos de infraestrutura. 

 

O bioma Amazônico, sede da maior floresta tropical do mundo, com alta diversidade biológica e cultural e exposto a um cenário de pressões antrópicas e ambientais, e que também almeja o desenvolvimento e melhores infraestruturas, demanda em maior urgência a inclusão de medidas para evitar, mitigar e compensar impactos socioambientais de projetos de infraestrutura para garantir a manutenção das dinâmicas ecológicas e culturais existentes, ou seja, buscando o desenvolvimento sustentável da região. 


Um projeto de infraestrutura é sustentável quando é planejado, projetado, construído, operado e desativado de forma a garantir o aspecto econômico, financeiro, social, ambiental (incluindo resiliência climática) e a sustentabilidade institucional ao longo de todo o seu ciclo de vida. Para isso, é preciso identificar, evitar ou mitigar os possíveis riscos de impactos negativos e potencializar os impactos positivos associados a projetos de infraestrutura.


A parceria entre a Moore Foundation e a ERM NINT resultou na elaboração do Guia de Salvaguardas ASG e na construção de duas cartilhas que buscam orientar a ação de públicos-alvo diferentes que podem ajudar a impulsionar a infraestrutura sustentável na Amazônia: os investidores e as Organizações da Sociedade Civil. 

Guia de Salvaguardas ASG para Infraestrutura Sustentável na Amazônia

O guia visa a incorporação e/ou aprimoramento das salvaguardas ambientais e sociais e práticas de gerenciamento de risco em investimentos em infraestrutura na Amazônia Legal. São propostas seis dimensões de salvaguardas ESG visando orientar o financiamento, desenho e implementação dessas operações. O conteúdo busca endereçar particularidades da região, tanto em aspectos ecológicos, como a conservação das florestas e rios, quantos sociais, considerando a participação dos povos Indígenas, comunidades tradicionais e demais populações locais que possam ser afetadas pelo desenvolvimento dos projetos. Também são considerados aspectos de governança, trazendo diretrizes que contribuam para a maior transparência, integridade e sustentabilidade econômico-financeira dos projetos. Para além disso, o documento traz uma materialidade geográfica, demonstrando a operacionalização das salvaguardas em diferentes zonas da Amazônia, a partir de uma visão de perda de cobertura florestal e análise de critérios ecológicos e sociais.

Toolkit para Investidores

A cartilha busca auxiliar investidores institucionais e individuais, envolvidos no financiamento de projetos de infraestrutura na Amazônia, a direcionarem recursos para projetos socioambientalmente responsáveis na região.

Toolkit para Organizações da Sociedade Civil

Essa cartilha visa auxiliar organizações da sociedade civil, atuantes na Amazônia, a pressionarem os atores responsáveis, visando que projetos de infraestrutura na região adotem boas práticas ASG ao longo do seu ciclo de vida

SAIU NA

IMPRENSA

Preencha o formulário com seus dados

Você receberá a confirmação de inscrição por e-mail.

Ao informar meus dados, estou ciente e concordo com as diretrizes da Política de Privacidade da ERM NINT.

SOBRE A ERM NINT

Somos a maior empresa de consultoria e avaliação ESG da América Latina e Caribe


Inspirada pelo conceito de natural intelligence, a ERM NINT coloca a inteligência humana e da natureza a serviço da sustentabilidade. Acumulamos 12 anos de experiência, mais de 800 projetos para mais de 300 clientes e um time de 100 pessoas: a maior empresa de consultoria e avaliação ESG da América Latina. Em fevereiro de 2023, nos tornamos uma empresa do Grupo ERM.