Pesquisa IPC sobre investidores brasileiros e a agenda climática

Aderência dos signatários ao Compromisso IPC

ACESSE A PUBLICAÇÃO

SOBRE A PUBLICAÇÃO

Os últimos anos foram marcados por uma evolução nos compromissos climáticos de investidores brasileiros. Dentre as gestoras de ativos, algumas se comprometeram a divulgar as emissões de gases de efeito estufa financiadas por seus portfólios e também a publicar informações climáticas.  


Mais de vinte investidores brasileiros, que juntos somam mais de R$2,3 trilhões em ativos sob gestão, assinaram o Compromisso IPC, se comprometendo a divulgar informações sobre a gestão de riscos e oportunidades climáticas de seus portfólios e a engajar ao menos uma empresa investida nessa agenda. 


A partir disso, o IPC realizou um estudo analisando vinte e três instituições signatárias do Compromisso IPC em relação ao seu alinhamento às recomendações da Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD) e às suas práticas de engajamento climático com empresas investidas durante 2022. 


Aumentar a transparência de investidores brasileiros passa, sobretudo, por aprimorar as próprias práticas climáticas em questão. Os resultados ilustram avanços e indicam que os investidores não só já deram os primeiros passos, como também se preparam para caminhar de forma consistente na agenda climática. 

SOBRE OS INVESTIDORES PELO CLIMA (IPC)

O IPC – Investidores pelo Clima é uma iniciativa da NINT - Natural Intelligence, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), através de seu Programa Economia Zero Emissões, sendo uma abordagem pioneira, com o principal objetivo de engajar e capacitar investidores profissionais locais para que avancem na agenda da descarbonização de portfólios, enquanto buscam retornos melhor ajustados ao risco. Alguns movimentos internacionais já vêm atuando junto a investidores visando a redução da pegada de carbono de seus portfólios. Tais movimentos entendem que tanto gestores quanto proprietários de ativos têm sua parcela de responsabilidade no processo de aquecimento global, uma vez que são financiadores da economia real. Com base neste desafio, a NINT e o iCS assumiram protagonismo no engajamento de investidores nacionais a fim de que estes busquem contribuir com as metas assumidas no Acordo de Paris.


Para saber mais sobre a iniciativa, visite nosso site.

Cadastre-se

Para fazer o download da publicação!

Ao informar meus dados, estou ciente e concordo com as diretrizes da Política de Privacidade da NINT.

Dúvidas, comentários ou sugestões sobre a publicação, entre em contato conosco através do e-mail ipc@nintgroup.com