Recuperação Verde

nas Cidades

.Identificação de oportunidades.

.de investimento para um.

.futuro sustentável.

A presente publicação Recuperação verde nas cidades – identificação de oportunidades de investimento para um futuro sustentável (Fevereiro/2022) foi lançada em um momento relevante, trazendo recomendações para acelerar investimentos em infraestrutura urbana de baixo carbono em três diferentes níveis: políticas públicas federais, ambiente financeiro e políticas locais, junto às administrações municipais. A importância de uma articulação multinível fica clara especialmente quando temos a ambição de construir um futuro mais próspero, resiliente e sustentável.


O material foi desenvolvido pela NINT no contexto da cooperação entre o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, no âmbito do projeto Financing Energy for Low-carbon Investment – Cities Advisory Facility (FELICITY) com apoio do projeto Finanças Brasileiras Sustentáveis (FiBraS).


*Esta publicação foi desenvolvida pela equipe técnica da NINT quando operava sob a marca SITAWI.

Preencha o formulário abaixo

Você receberá a publicação em seu e-mail.

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade da NINT.

CONTEXTO


Dados mostram que a COVID-19 deu início à pior crise econômica desde 1929, a Grande Depressão. A pandemia levou muitos ao desemprego e à redução drástica de renda, expondo uma parcela significante da população global à necessidade de amparo por meio de programas de auxílio emergencial e de resgate econômico. Em 2020, houve uma retração de 4,4% do PIB mundial. Ainda neste contexto, todos os países do G8 (grupo das 8 maiores economias mundiais), com exceção da China, viram um aumento em suas taxas de desemprego. No Brasil, o índice chegou a 13,5% da população economicamente ativa, o maior nível desde o início do registro da série histórica iniciada em 2012. Setores relacionados a atividades de turismo, como viagens, hospitalidade e varejo, foram os mais afetados.


Ao se projetar a retomada econômica no cenário de pós-pandemia, os esforços e os recursos destinados à recuperação das economias nacionais e subnacionais tornam-se uma oportunidade histórica para um ponto de inflexão do desenvolvimento econômico. Há a possibilidade, dessa forma, de viabilizar o aumento do potencial de geração de empregos, especialmente aqueles relacionados a setores verdes e sustentáveis, de incrementar a produtividade e eficiência de uma economia de base circular e de baixo carbono, de realizar efetivamente a inclusão social, a preservação do capital natural e de tornar a gestão de riscos a base para as tomadas de decisão.


Esse contexto abre uma janela de oportunidades poucas vezes vista, viabilizada pelos esforços de tomadores de decisão em conduzir e reconstruir uma economia distinta daquela alinhada ao cenário de Business as Usual e sujeita aos riscos cada vez mais proeminentes das mudanças climáticas e da nossa interação com os recursos ambientais e sociais. É a chance de estabelecermos uma economia resiliente, adaptada, circular, que contribua com a mitigação das mudanças climáticas e que seja capaz de integrar de maneira equânime e justa o seu maior capital disponível: o capital humano.

SOBRE A NINT



Somos a maior empresa de consultoria e avaliação ESG da América Latina e Caribe


Inspirada pelo conceito de natural intelligence, a NINT coloca a inteligência humana e da natureza a serviço da sustentabilidade. Nascemos com 12 anos de experiência, mais de 700 projetos para mais de 250 clientes e um time de 100 pessoas: a maior empresa de consultoria e avaliação ESG da América Latina. Em fevereiro de 2023, nos tornamos uma empresa do Grupo ERM.

NINT, an ERM Group company ®