.RÉGUA DE.

.SENSIBILIDADE AO.

.RISCO CLIMÁTICO DA.

.CARTEIRA AGRO.

A partir do objetivo inicial de avaliar a exposição

climática da carteira dos bancos, foi elaborada a Régua

Multissetorial de Sensibilidade ao Risco Climático, aplicável de maneira transversal a diferentes setores e que serve como instrumento para priorização de ações relativas ao gerenciamento de Riscos Climáticos.


Entretanto, esta Régua é focada em operações para pessoas jurídicas (PJ), enquanto o financiamento ao setor agrícola no Brasil tem grande participação de pessoas físicas (PF). Este setor é um dos principais da economia brasileira e geralmente tem presença relevante na carteira bancária.


Ademais, o setor agrícola tem particularidades com relação à Sensibilidade aos Riscos Climáticos (ex.: diversidade entre as culturas, criticidade da questão locacional, existência de seguro rural) que não são capturadas pela Régua transversal aplicável a todos os setores.


Nesse contexto, surgiu a oportunidade de construção da Régua de Sensibilidade ao Risco Climático específica para o Setor Agro, incluindo Agricultura e Pecuária, tanto para clientes Pessoa Física quanto para clientes Pessoa Jurídica.

Preencha o formulário abaixo

Você receberá a publicação em seu e-mail.

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade da NINT.

A Régua de Sensibilidade ao Risco Climático do Setor Agro foi norteada pelos seguintes princípios:

A Sensibilidade deve ser identificada por meio da combinação dos princípios de Proporcionalidade em relação à dimensão e de Relevância da exposição aos riscos, segundo critérios definidos pela instituição, conforme a resolução 4557/17 do Conselho Monetário Nacional (CMN).


A Régua de Sensibilidade ao Risco Climático da Carteira Agro segue o mesmo racional da Régua Multissetorial, com a identificação de algumas variáveis que traduzem a Relevância e a Proporcionalidade aos Riscos Climáticos pela instituição financeira.


Pelas características particulares do setor, a abordagem da Régua de Sensibilidade ao Risco Climático da Carteira Agro precisa ser mais específica e detalhada do que a abordagem generalista da Régua Multissetorial, além de cobrir tanto Agricultura como Pecuária.


Foram considerados os Riscos Climáticos relevantes para o setor e a viabilidade de aplicação da Régua de Sensibilidade ao Risco Climático da Carteira Agro pelos bancos, tendo em conta a materialidade do risco e a existência de ferramentas para a gestão dos mesmos.

SOBRE A NINT



Somos a maior empresa de consultoria e avaliação ESG da América Latina e Caribe


Inspirada pelo conceito de natural intelligence, a NINT coloca a inteligência humana e da natureza a serviço da sustentabilidade. Nascemos com 11 anos de experiência, mais de 700 projetos para mais de 250 clientes e um time de 100 pessoas: a maior empresa de consultoria e avaliação ESG da América Latina agora é independente, após 9 anos operando sob o guarda-chuva da SITAWI. Em fevereiro de 2023, nos tornamos uma empresa do Grupo ERM.

NINT, an ERM Group company ®